segunda-feira, 5 de maio de 2008

“Ano-constelação” - Maio 68


É o ano mais revolucionário da história da humanidade, porque mexeu com tudo, em todas as partes e em todos os sentidos – político, comportamental, nas utopias e nos anseios de liberdade”. Guido Araújo



“O ano que mudou o mundo”, título do livro de Zuenir Ventura sobre as manifestações ocorridas na França em Maio de 68, e que ganharam dimensões mundiais, não se refere apenas às transformações políticas, econômicas e culturais diretamente ligadas àquele momento. Maio de 68 foi e continua sendo também um período de grandes produções fotográficas.



Empresa de grande prestígio, a Agencia Magnum criada por Robert Capa, Cartier-Bresson, David Seymour, George Rodger e William Vandivert possui um rico portfólio de imagens produzidas em manifestações na França e em várias partes do mundo. No Brasil, o fotógrafo Evandro Teixeira lançou este ano o livro “68 Destinos – Passeata dos 100 mil”, com fotografias feitas na Cinelândia em manifestação contra o regime militar, no Rio de Janeiro.

Maio de 68 foi um período em que a imagem foi um grande suporte para as reivindicações populares. Criações gráficas com dizeres como “poder popular”, “a luta continua”, entre dezenas de outros, ilustraram aquele ano para que as gerações posteriores pudessem tomar conhecimento, não só através da literatura, das grandes transformações que ainda hoje se fazem presente.

Nenhum comentário: