Que o photoshop apareceu para melhorar a qualidade das fotos, disso não se tem a menor dúvida. O problema é quando a manipulação de fotos ultrapassa a barreira da busca pela imagem sem ruídos e sem sujeiras, e as transformam por completo.
Mais do que uma ferramenta para facilitar o trabalho dos fotógrafos, o photoshop se transformou em um criador de mitos. Mulheres e homens aparecem cada vez mais perfeitos nas capas de revistas e em outdoors. Estampam uma beleza invejável, digamos até, impossível de ser alcançada.
O Jornalista Marcelo Idiarte, no Observatório da Imprensa coloca em questão esse assunto e usa como exemplo a Playboy de Juliana Paes. Parece que a atriz e musa da maioria dos brasileiros não gostou de saber que algumas de suas fotos foram a público sem o "tratamento" do photoshop. Revelou-se o segredo que os homens prefeririam não saber, e para delírio das mulheres: A Juliana Paes tem celulite.
Fica o questionamento: Até quando continuaremos nessa busca desesperada pelo rosto e pelo corpo perfeito nas clínicas de cirurgia plástica e academias, se na verdade essa ilusão apenas existe para vender revista?
quarta-feira, 26 de março de 2008
Photoshop: Propaganda enganosa?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
É, pra quem é da área, fotógrafos, modelos e celebridades, o uso de photoshop já deve ser algo bem comum, o problema é que nós, leitores, sempre nos esquecemos disso... Não dá pra eliminar totalmente o uso da ferramenta, já faz parte do exercício da fotografia. Esses vídeos são legais por mostrar como a coisa funciona e que a busca por certos padrões de beleza é, no mínimo, equivocada.
Postar um comentário